top of page

Market Research Group

Público·13 miembros
Josiah Thomas
Josiah Thomas

Learn More About Brazilian Stamps and Philatelic Items with Catalogo Rhm Selos Brasil 2010 Pdf


Este artigo trata da divulgação dos esportes e jogos por meio das imagens impressas nos selos postais. Os selos comemorativos podem ser um poderoso meio de divulgação científica para sensibilizar as sociedades, de um modo geral, sobre a importância das pesquisas científicas que foram realizadas, por exemplo, no campo dos esportes. Foram analisados todos os selos brasileiros emitidos entre 1843 e 2010, separando e classificando aqueles com conotações nos esportes. Apresenta-se uma estatística da distribuição dos selos postais segundo as várias modalidades esportivas e a descrição de alguns deles, além de uma proposta do uso desse rico material no ensino do esporte, e para uma maior divulgação do patrimônio esportivo brasileiro.




Catalogo Rhm Selos Brasil 2010 Pdf


Download Zip: https://www.google.com/url?q=https%3A%2F%2Ftinourl.com%2F2u8Aox&sa=D&sntz=1&usg=AOvVaw3Cw1wL4t9-FYxvUQtdIfTE



Este artículo trata de la divulgación de los deportes y juegos por medio de las imágenes impresas en lo sellos postales. Los sellos conmemorativos pueden ser un poderoso medio de divulgación científica para sensibilizar a las sociedades, de un modo general, sobre la importancia de las investigaciones científicas que han sido realizadas, por ejemplo, en el campo de los deportes. Han sido analizados todos los sellos brasileños emitidos entre 1843 y 2010, separando y clasificando aquellos con connotaciones deportivas. Se presenta una estadística de la distribución de los sellos postales según las varias modalidades deportivas, además de una propuesta para el uso de ese rico material en la enseñanza del deporte y para una mayor divulgación del patrimonio deportivo brasileño.


Algumas pesquisas acadêmicas empregando material filatélico foram publicadas retratando temas relacionados com a Ciência e Tecnologia, como na medicina, cartografia, astronomia, entomologia, engenharias, flora brasileira e matemática. Além disso, outros trabalhos evidenciaram algumas personalidades importantes do mundo científico. No livro intitulado "A Ciência nos Selos Postais Comemorativos Brasileiros: 1900-2000", publicado por Diego Andres Salcedo (2010), e no artigo desenvolvido por Penereiro e Ferreira (2011), encontram-se citadas várias referências sobre selos postais tratados no âmbito acadêmico. Não obstante, até o momento, nenhuma pesquisa nesse nível foi efetivamente dedicada e tampouco publicada sobre a divulgação dos esportes e dos jogos esportivos pela filatelia mundial, tampouco, especificamente, na temática História dos Esportes e as personalidades que contribuíram para a evolução dessas atividades de inestimável valor social.


Diante do levantamento realizado, foi possível identificar selos referentes aos eixos temáticos das diferentes modalidades esportivas. Por intermédio de planilhas do Microsoft Excel, esse material foi agrupado e contabilizado por assuntos abordados em subeixos temáticos do eixo principal denominado de Esportes. Para esses subeixos, adotou-se a classificação de esportes desenvolvida com base nos critérios individuais e coletivos, de cooperação, relação de oposição com o adversário e sem interação direta com o adversário, proposta por González (2004). Também foram contabilizados separadamente aqueles selos conotando as personalidades esportivas brasileiras (ou estrangeiras, quando fosse o caso), além das estampas que lembraram e/ou homenagearam as realizações de congressos, simpósios, clubes, agremiações, etc.


Por intermédio de uma simples análise dessa figura, percebe-se que a emissão dos primeiros selos com o tema Esporte ocorreu a partir de 1950. De fato, na data de 24/06/1950 foram lançados três selos na modalidade Futebol, em alusão ao 4º Campeonato Mundial de Futebol, realizado no Rio de Janeiro. A figura também mostra a modesta evolução na quantidade de emissões desse "eixo temático principal". Chama atenção o período de ausência de lançamentos entre 1964 a 1968, provavelmente associado ao início do regime militar imposto no país. Também são notáveis os saltos ocorridos em 1998 (29 selos) e 2000 (54 selos), além da lacuna existente entre esse período. O primeiro salto deve-se à realização da XVI Copa do Mundo de Futebol disputada na França, quando a ECT emitiu um bloco contendo 24 estampas distintas. Justifica-se o segundo salto em função dos XXVII Jogos Olímpicos de Verão em Sydney, na Austrália, ocorridos em 2000, quando foram lançados dois blocos, cada qual contendo 24 selos, enaltecendo os vários esportes olímpicos a partir dos personagens em quadrinhos da Turma da Mônica. A Tabela 1 mostra as estatísticas e algumas peculiaridades encontradas nas diferentes modalidades esportivas presentes nos selos postais brasileiros.


Outro aspecto marcante do levantamento realizado foi o fato de apenas um selo (0,38%) ter sido dedicado aos Jogos Paraolímpicos, competições que vêm sendo disputadas desde 1960, onde o Brasil tem sempre se destacado pelo grande número de medalhas conquistadas. Da mesma forma, o estudo revelou a quase ausência da mulher brasileira, ou estrangeira, homenageada por meio dos selos postais. Do total de selos com motivos esportivos, apenas sete estampas retratam a figura feminina, o que representa 2,64% de todo o material analisado.


Algumas pessoas que dedicaram parte de suas vidas aos Esportes foram homenageadas e aparecem em diferentes séries filatélicas. No levantamento realizado, o subeixo temático denominado Personalidades foi representado com 17 selos, dos quais se destacam 12 na Figura 2. Curiosamente, a primeira pessoa a ser homenageada com um selo no meio esportivo brasileiro foi a tenista Maria Ester Bueno, que em seus vinte anos de carreira conseguiu conquistar 589 títulos nacionais e internacionais. Ela aparece no selo emitido pela ECT em 15/12/1960, estampado em apenas uma cor, e que está reproduzido na Figura 2A. A Figura 2B reproduz o selo multicolorido de 1969 mostrando, provavelmente, o esportista mais famoso do mundo, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. O selo é em alusão ao milésimo gol conquistado por Pelé naquele ano. No ano seguinte, o jogador e capitão da Seleção Brasileira de Futebol na conquista da Copa do Mundo da Suécia em 1958, Hilderaldo Luiz Bellini, o Bellini, foi homenageado no selo da Figura 2C. Pelé, que participou e venceu as Copas do Mundo da Suécia (1958), do Chile (1962) e do México (1970), aparece com outros dois jogadores no selo da Figura 2D, em alusão à conquista definitiva do troféu da Copa do Mundo da FIFA (a taça Jules Rimet).


No automobilismo, os pilotos campeões de Fórmula 1, assim como suas máquinas, também foram lembrados pela ECT. Infelizmente, neste levantamento, não possuímos o selo em homenagem ao piloto Emerson Fittipaldi (campeão em 1972). Entretanto, os selos comemorativos a Nelson Piquet (tricampeão em 1981/83/87) e Ayrton Senna (campeão em 1988) aparecem nos selos reproduzidos nas Figuras 2E e 2F, respectivamente. Devido à prematura morte de Senna, esse ídolo esportivo brasileiro voltou a ser homenageado em 1994 por uma série de três selos, dos quais é reproduzido apenas um na Figura 2G. Em 2000, o piloto de automobilismo brasileiro das décadas de 40 a 60, Francisco Sacco Landi, conhecido por Chico Landi, foi lembrado pelo selo reproduzido na Figura 2H.


Foram identificados 97 selos postais que se encaixam nesses dois subeixos temáticos, sendo que no Esporte coletivo sem interação destacam-se as cinco edições (entre 1955 e 1959) dos Jogos Infantis, que foram lembradas pela filatelia brasileira. Os IX Jogos Infantis do Rio de Janeiro/RJ, ocorrido em 1959, foram homenageados com o selo ilustrando o jogo de Polo, reproduzido na Figura 4A. Durante 1976 foram disputados os XXI Jogos Olímpicos de Montreal, no Canadá. Nesta ocasião a ECT lançou três selos (Basquete, Iatismo e Judô) em homenagem a esse evento mundial. A Figura 4B reproduz o selo em alusão ao Iatismo.


Como salientado antes, a temática Futebol proporcionou muitos selos postais ao longo desses mais de 60 anos de filatelia esportiva brasileira. É o subeixo temático com maior amostragem, com 83 selos, cobrindo diferentes aspectos, como Personalidades, Estádios, Agremiações, dentre outros. Na Figura 5I está reproduzido o primeiro selo postal com motivo esportivo. Lançado em 24/06/1950, por ocasião do 4º Campeonato Mundial de Futebol, ilustra o então recém-inaugurado Estádio Mário Filho, mais conhecido como Maracanã.


Ainda destacando o Futebol, os 80 anos (1984) e o centenário (2004) de fundação da Fédération Internationale de Football Association (FIFA) foram temas de selos postais brasileiros, reproduzidos nas Figuras 5J e 5K, respectivamente.


Acerca de

Welcome to the group! You can connect with other members, ge...

Miembros

bottom of page